terça-feira, 16 de junho de 2009

O que é a felicidade?

O que é a felicidade? Ela é algo sólido que se constroi ao longo da vida? Ou algo pequeno, mas que pode pontuar cada instante por mais fugaz que ele seja? Daí vale tudo para ser feliz nem que seja por um momento? Ou melhor dispensar certas coisas em busca de algo maior?

Pensando nisso, lembrei do acidente com o Airbus da Air France e do casal recém-casado que estava nele. Acho que dá para dizer que eles morreram felizes. Vinham de uma noite memorável, da realização de um sonho e da celebração disso com pessoas queridas. É claro que esse sonho podia ter durado mais... Mas não sabemos o quanto dura a vida de cada um.. Sabemos apenas que se conseguirmos ser feliz e amado ao menos um dia na vida, isso já nos credencia a dizer que valeu a pena, que tivemos uma vida menos medíocre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Eliane !

Acho que a felicidade é um estado de plenitude que consegue deixar uma marca muito alegre em nossas memórias... que nos faz sentir muito vivos enquanto está ocorrendo... É algo que sentimos espontaneamente quando tropeçamos em um tesouro escondido nas areias da alma...
Não sei se acontece com você, mas quando eu me lembro de algum instante ou período feliz e entro naquele estado de sonhar acordado, de reviver aquele instante ou feliz, a "felicidade" volta integralmente à minha alma... e me pego sorrindo à toa...
Acho que a felicidade, então, é aquela coleção de estrelinhas alegres no céu de nossas vidas... Quando ocorre apenas uma estrelinha, temos um momento feliz, quando ocorre uma constelação, temos um período feliz... ficamos então olhando aquelas estrelinhas, até que nos acostumamos com a luz delas e passamos a pensar que não somos mais felizes... mas elas continuam lá ! Somente quando a vida nos faz olhar para baixo por algum tempo é que passamos a sentir falta delas e quando ganhamos uma estrelinha nova e podemos voltar a olhar o conjunto, temos novamente a sensação de sermos felizes...
Não sei a sua crença quanto ao pós-morte, mas imagino que o casal de ve estar partilhando sua felicidade com aqueles entes queridos que já tinham partido antes deles... Por algum motivo, chegou a hora de partirem juntos e lá se foram... Numa próxima vinda para cá, serão amigos, irmãos, ou talvez namorados e, quem sabe, se casarão de novo... Tudo tem um propósito e propositalmente não temos o direito de saber qual é...
Voltando à felicidade: eu costumo confundir felicidade com a sensação de ter um MOMENTO PERFEITO... Exemplo: o último churrasco de aniversário que meu pai fez para mim... E curti muito... achei a carne deliciosa... Não gosto de tomar cerveja, mas naquele dia, tomei com meu pai... brincamos, contamos piada, rimos... tudo perfeito... algum tempo depois, ele se foi... até hoje, considero aquele, um dos dias mais felizes da minha vida... e por que ? provavelmente porque eu o achei PERFEITO... Pode ser que a sensação de felicidade seja a sensação de perfeição... Então, sentir-se feliz, deve ser sentir-se supremo, capaz de fazer algo tão bom que devia durar para sempre...
Será que foi isso que Isaac Newton sentiu quando intuiu a gravitação universal ?
Outro exemplo: o primeiro beijo, se for considerado perfeito, torna-se um momento feliz, inesquecível...
Sei lá...
O que é, eu não sei ! Mas que é bom sentir, é !
Certamente você sentirá muito isso, quando achar seu "príncipe"... Quando sua casa ficar pronta... Quando você se der por satisfeita com cada detalhe... quando tiver a ilusão da perfeição...

Beijinhos em seu coração !
Durma bem... agasalhadinha, aconchegadinha...
Acorde bem energizada e disposta para tropeçar em algum momento feliz, ou quem sabe, cair nos braços da felicidade...

Boa Noite !

Jam...

Anônimo disse...

Não se esqueça de comprar as meias, heim ? :-)

Jam...

Bibi disse...

Não sei o que dizer... Só sei que a felicidade é feita desses pequenos grandes momentos e que a vida é mesmo fugaz...

Eliane Santos disse...

Jam, que história linda... ser feliz é difícil.. mas é tão bonito e especial quando acontece que vale a pena esperar por ela.. a felicidade... bj e obrigada pelos desejos de bons presságios..

Eliane Santos disse...

só não dá pra não ser feliz, né, Bia?
bjsss