quarta-feira, 24 de junho de 2009

A idade do querer, do poder e da razão

O ser humano atravessa três fases em sua vida: a do querer, a do poder e a da razão. A primeira aparece na adolescência quando você quer abraçar o mundo com as mãos, mas obviamente não tem condições de discernir o que deve ou não ser abraçado. Além disso, costuma ter dois elementos chamados pai e mãe que te proíbem de distribuir boa parte desses abraços. Sobra frustração e a promessa louca de que, assim que puder, você vai fazer tipo naquela música do Titãs “não é que eu vou fazer igual, eu vou fazer pior”.

Depois, vem a idade do poder, quando você pode realmente fazer o que quer, tocar seus rock ‘n’ roll por aí. Alguns fazem tudo e mais um pouco do que ficou guardado da idade do querer. Outros já pisam com mais cuidado pelo caminho. Afinal, o tempo passa e a poupança Bamerindus nem sempre continua numa boa. Você cresceu, meu chapa! E seguro morreu de velho. Melhor experimentar apenas as aventuras que te garantam uma sobrevida e a possibilidade de contar tudo para os netos. Mas lembre-se: sair chamuscado está valendo!

Já a idade da razão é quando você percebe que nem sempre precisa se jogar de cabeça para sentir que está vivo de verdade. Você passa a saber exatamente a hora de pular fora do barco. Mesmo que ele até dê um balanço bom, saberá que o bote está afundando. Passa também a valorizar as coisas que são de verdade, as que ficam e as que valem a pena. O caminho? Longo, tortuoso, às vezes divertido, e se chama vinda. Bem-vido vindo às três fases!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Eliane !

Uma postagem bem interessante !
Gostei também da foto do bebê se divertindo com a comida ! ra ra ra :-)
Alimento tem outras serventias também...
Neném gosta de comer brinquedo e de brincar com a comida... :-)
Esse me já me fez sorrir !
Continue assim !

Durma direitinho e bem agasalhadinha !
(e com as meias recomendadas, heim ?)

J...

Sambeira disse...

estou entre a fase do poder e da razão, mas ainda não consigo atender todos os pedidos que essa dona me faz...rs