quinta-feira, 26 de março de 2009

Devagar com a louça e com o samba


Como muita gente sabe, me amarro num sambinha. Mas confesso que dá aquela desanimada básica quando começam a tocar os clássicos “Aquarela Brasileira”, samba-enredo do Império Serrano, de 1964, “Domingo, eu vou ao Maracanã” ou “Vou festejar”, aquele dos versos “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”.

As músicas são sensacionais, marcaram época, são clássicos, e clássicos não morrem jamais, mas tocam em tudo o quanto é lugar. E o lance já ficou tão banal que normalmente tocam no fim do fervo. Algo como: “Ah, como está no final mesmo, bora tocar isso que todo mundo gosta”. Como se a “garantia” de sucesso dos clássicos exigissem menos esforço dos sambistas que comandam a turba.

Assim, não estou sugerindo que não se toquem mais os clássicos, mas que se tenha mais cuidado ao executá-los para não banalizá-los. Aliás, hoje, estou ouvindo rádio e não é que ouvi “Meu Amigo Charlie Brown”? Cujos versos falam: “Eh! Meu amigo Charlie/Se você quiser, vou lhe mostrar a nossa São Paulo, terra da garoa/ se você quiser, vou lhe mostrar Bahia de Caetano, nossa gente boa/ se você quiser, vou lhe mostrar torcida do Flamengo, coisa igual não tem.

Olha que bonita opção para falar sobre as grandezas do país, de amizade e sobre futebol?rs (vou ficar devendo só a traição..rs). Falando nisso, alguém aí lembra do Benito di Paula? E outra questão: O que veio primeiro, o bigode do Benito ou o do Leôncio, do Pica-pau?

4 comentários:

Bibi disse...

Eu amooooo os sambas clássicos! Podem tocar mil vezes, porque são os únicos que eu sei cantar! hahahaha
Benito de Paula, Lilica? Fico com o bigode do Leoncio!

Eliane Santos disse...

eu também amo, Bia, mas os mesmos sempre? Todo o tempo... e tem tantos outros clássicos para serem apreciados... é como vinho.. quando se aprende a conhecer, você quer sempre mais.. É claro que o Benito foi uma piada... mas boa, vai?
rs

Sambeira disse...

isso mostra que vc é um ser evoluído (no quesito samba) e não pode frequentar roda que começa tocando 3 musicas do Djavan...huahauhuahua

Eliane Santos disse...

Sambeiraaaaa, diz que sou evoluída em todos os quesitos..rs (me senti uma escola de samba agora.rs)
Mas volto na roda do Djvan por causa da vistaaaa.. lindaaa..rs